O que é Bitcoin ?

O que é Bitcoin ?

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por um homem ou grupo de pseudônimo Satoshi Nakamoto.

O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para usar a moeda, e a rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) que ele forma. Diferente da maioria das moedas, bitcoin não precisa de nenhum emissor centralizado. Bitcoin usa banco de dados distribuído espalhados pelos nós da rede ponto-a-ponto para registrar as transações, e usa criptografia para funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.

O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Os bitcoins ficam armazenados no banco de dados distribuído, mas as chaves de acesso podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira (wallet), ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos, bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que também tenha um endereço de Bitcoin.

A topologia ponto-a-ponto da rede Bitcoin e a ausência de uma entidadebitcoin-peer-to-peer administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo mais moedas”, além dos 21 milhões de bitcoins que estarão disponíveis no final da mineração.

Mineração é o processo automatizado de criação blocos com as transações da rede e de solução de problemas matemáticos que garantem a segurança do protocolo, ao realizar a mineração com sucesso, o usuário recebe a recompensa em Bitcoins, que é diminuída pela metade a cada 4 anos. Todo esse processo é feito por meio de programas de computador que rodam em máquinas específicas conhecidas como ASICs. Anos atrás era possível fazer o processo de mineração usando computadores domésticos, mas com o aumento da dificuldade, que é o processo que mantem a recompensa de bitcoins apenas a cada 10 minutos, foram criados os ASICs.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *